Hairstylist dá dicas para o cuidado com o cabelo

Hairstylist

Fernanda Freire revela segredos que vão te ajudar a recuperar os fios. Ah! Tem dica para todo o tipo de cabelo

O aspecto danificado e ressecado nos cabelos é sempre um grande inimigo para as mulheres, e há quem diga que isso não faz diferença na autoestima. Mas sabemos que sim, as madeixas bem cuidadas nos deixam bem com a nossa própria aparência e proporcionam aquele frisson ao olharmos no espelho. Um fator mega importante sobre a atenção que devemos ter com os fios é que, para mantê-los saudáveis e sedosos, é necessário tomar algumas precauções com a forma que lidamos com ele no dia a dia.

Claro que nem todo mundo tem paciência ou tempo para manter uma rotina de cuidados, mas basta um um pouco mais de atenção nos hábitos rotineiros e voilà! Pensando nisso, convidamos a hairstylist Fernanda Freire, especialista no assunto, para listar dicas essenciais para quem deseja manter os fios impecáveis. E os truques são pensados separadamente para cada tipo de cabelo!

Crespo:

Para alcançar um aspecto saudável e bonito, o crespo requer cuidado. Segundo Fernanda Freire, sócia do JK Hair, algo que faz muita diferença nesse processo é a rotina de lavagem, ela explica que ao aplicar o shampoo, é importante focar somente na raiz, e, após o enxágue, é preciso desembaraçá-lo ainda no banho, de preferência de baixo para cima (isso evita a quebra dos fios). Além da hidratação, fundamental em todas as lavagens, outro passo que é um grande aliado na saúde dos crespos é a umectação, e ela recomenda fazer sempre que possível.

Fernanda ressalta também que é válido secar com toalha de tecido de algodão ou até mesmo uma camiseta velha, pois as toalhas comuns costumam causar frizz. Por último, mas não menos importante, a finalização e uma boa fitagem vão dar o charme final tão desejado.

Loiro:

O primeiro passo é escolher um shampoo adequado para seu tipo de fio, de preferência de linhas profissionais. Ao lavar, é importante evitar ao máximo água quente, e optar por um temperatura fria ou natural. Fernanda conta também que não há necessidade alguma de lavar todos os dias para evitar a retirada de oleosidade natural do cabelo. Para condicionar, o ideal é usar máscara de hidratação em cada lavagem, pois ela devolve os nutrientes que foram perdidos com a descoloração, e ao secar, sempre usar um protetor térmico.

Branco/Grisalho:

Apesar de ser mais grosso, o fio branco não é mais tão saudável ou resistente. Então, o ressecamento, a quebra, a rigidez e os tons amarelados ou alaranjados são algumas das consequências do grisalho. Para cuidar deles é preciso de uma atenção a mais, por isso, Fernanda aconselha fazer o uso de ampolas, máscaras de hidratação e shampoo específicos para esse tipo de cabelo, e de preferência, de marcas profissionais, a linha Silver, da L’Oréal, é uma ótima opção!

Preto/Castanho escuro:

Para manter os cabelos escuros sempre brilhantes você pode apostar em um prático e fácil banho de brilho. Super simples de fazer! Basta misturar o tonalizante da sua preferência, com uma máscara hidratante, algumas gotas de silicone, e aplicar nos fios. Muito prático, não!? Existe também o banho de brilho pronto, e é só escolher um de sua preferência.

Também não podemos deixar de lado a hidratação, para isso é ideal utilizar uma máscara apropriada, de preferência profissional, e que seja para o seu tipo de cabelo. Importante fazer isso uma vez na semana!

Ruivo:

Para manter um ruivo luminoso em casa é preciso apenas tomar alguns cuidados, como evitar lavar os cabelos todos os dias e usar um shampoo a seco ou sem sulfato, eles ajudam a manter a cor e tratar os fios. Ao escolher uma hidratação, é interessante optar sempre por linhas que tenham fórmulas que não desbotem o tom, e que protejam a cor do ressecamento. É importante sempre procurar um profissional especialista no assunto, assim, você pode garantir um resultado ainda mais satisfatório.